quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Breve história do ballet no Brasil

Pode-se dizer que a história do balé no Brasil começou em 1927, com a vinda da bailarina russa Maria Oleneva para o Rio de Janeiro. Ela fundou a Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal, que se tornou o principal centro de formação de bailarinos no país.
Depois de Oleneva, vieram outros europeus, como o tcheco Vaslav Veltchek, que a partir de 1939 deu novo impulso ao balé no Brasil, como coreógrafo do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e organizador da escola de bailados da prefeitura paulistana. Mais tarde participou da fundação do Ballet do IV Centenário de São Paulo e no Rio de Janeiro fundou o Conjunto Coreográfico Brasileiro. Veltchek elaborou várias coreografias baseadas no folclore brasileiro, como Uirapuru, de Villa-Lobos, e Festa da roça, com música de José Siqueira.
Outro nome importante é o de Tatiana Leskova, que a partir de 1945 atuou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, primeiro como bailarina e depois como mestre de balé e coreógrafa. Juntamente com Igor Schwezoff, participou em 1946 da formação do Balé da Juventude. As inovações do balé moderno foram trazidas ao Brasil em 1949 pelos Ballets des Champs-Elysées. Aqui ficou como mestre um de seus integrantes, Pierre Klimov. Eugênia Feodorova chegou ao Brasil em 1955, atuando como mestre de balé e coreógrafa do corpo de baile do Teatro Municipal. E em 1962 foi chamado para trabalhar no Rio de Janeiro o coreógrafo e maître-de-ballet William Dollar.
O balé contemporâneo desenvolveu-se com Nina Verchinina, ex-integrante do Ballet Russe du Colonel de Basil, que deu uma das mais decisivas contribuições à dança brasileira, com sua companhia particular. Outros nomes que sobressaíram foram os de Berta Rosanova, Sandra Diecken, David Dupré, Dennis Gray, Artur Ferreira e vários outros, como bailarinos ou como coreógrafos e divulgadores. Bailarinas brasileiras que se destacaram no exterior foram Márcia Haydée, Beatriz Consuelo, Ivonne Weyer e Eleonora Oliosi.
O Teatro Municipal de São Paulo possui uma grande escola, fundada em 1940 e oficializada em 1947. A Universidade Federal da Bahia, em Salvador, tem um curso de dança, agregado a sua Escola de Teatro. E são milhares os cursos independentes em todo o Brasil, sobretudo em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
A técnica acadêmica do balé, como concebida hoje, é russa e resultou da fusão dos estilos italiano e francês. O estilo italiano desenvolveu-se acrobaticamente, caracterizando-se pelo allegro, movimentos vivos, angulosos, com certa rigidez. Os braços estendidos vigorosamente, a velocidade, a técnica, o virtuosismo são suas marcas. No estilo francês destacam-se a graça, a leveza, os movimentos arredondados, braços leves, o adagio.
Dessas duas escolas resultou uma fusão ideal no estilo russo do século XIX: a graça de uma e o virtuosismo da outra, aliados ao temperamento emotivo do povo russo. Os bailarinos russos fizeram uma síntese, tirando de cada uma o que tinha de melhor.

Entre as obras brasileiras de ballet que mais se destacaram, temos: Uirapuru, O Garatuja, O Descobrimento do Brasil, Maracatu de Chico Rei e Salamanca do Jarau.


Fonte: www.emdiv.com.br

14 comentários:

  1. o ballet na minha opinião é a melhor coisa q me aconteceu hoje eu tenho 22 anos eu sou professora de balé classico e eu tenho muito orgulho de ser quem eu sou hoje grasas ao ballet q me deu essa opurtunidade grasas a ele eu tenho 41 alunas maravilhosas. hoje eu posso falar muito muito obrigada por essa dança esistir e eu também agradesso a quem inventou essa dança muito muito obrigada

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  2. Olá boa tarde.
    Sou bailarina á dez anos,e adorei o seu blog,acho interessante que alguém com toda essa responsabilidade nos informe como e quando o ballet veio para o Brasil.
    Parabéns,realmente acho lindo isso.
    Sou professora de ballet contemporâneo na escola de formação da juventude e gostei muito dessa informação que muito contribuiu para o meu crescimento.
    Atenciosamente:Kamila Marquez

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  3. MAIS UMA VEZ É DE SE ESTRANHAR COMO O NOME DA BAILARINA MARIA ANGÉLICA É SIMPLESMENTE OMITIDO COMO SE ELA NUNCA HOUVESSE EXISTIDO. GOSTARIA DE SABER QUAL DAS BAILARINAS CITADAS ERA CONTRATADA DO AMERICAN BALLET THEATRE E DO PAUL SZILARD BALLET DE NOVA YORK. QUE EU SAIBA O MÁXIMO QUE CONSEGUIRAM FOI ALGUMA COMPANHIAZINHA DE QUINTA NA ALEMANHA.

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  4. Oi meu nome é gracyanne tambem danço bale mais somete e unicamente pra honra e gloria do Senhor.mesmo assim gostei da sua inisiativa ta. bjos.jesus te ama...pode ter certeza!

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  5. ola meu nome é marcelly tenho 15 anos e moro em barcarena -PA tenho um agrande adimiraçao por quem dança pois estou apenas começando ainda que roupa devo usar para mimas apresentaçoes em escolas e teatro mas no ballet solo

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  6. Muito bom todo o conteudo de seu blog
    meus parabens !

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  7. Muito obrigada pelos comentários!!!
    Continuem visitando o meu blog!!!

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  8. Oi!

    Eu sou francesa, Gosto muito do ballet e pergunto-me como esse movimento aparece no Brasil. Obrigada pra essa resposta.
    Vou ler os outros artigos agora !

    Beijinhos!!! <3

    Ps: Desculpe pra as faltas de ortografo :-/

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  9. oi sou Valéria mãe da Victória q a 5anos faz ballet,e este texto irá nos ajudar para fazermos um trabalho de pesquisa q a profª dela pediu.porq nas aulas de ballet ela não só faz aula prática,como tbém tem aulas teóricas, pesquisas e provas.

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  10. queria dançar ballet mas não tem aqui perto e nem dinheiro :(
    bom na verdade nem sei se aqui perto tem tinha
    mas não sei se tem ainda

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  11. Obrigada pelos comentários!!!! Continuem postando!!!

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  12. Ajudou bastante para o meu trabalho 😘

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